Escolha um tema e faça uma pesquisa utilizando o buscador Google, organize uma lista de endereços virtuais que ofereçam recursos educativos e monte uma estratégia pedagógica para ser utilizada no LIE:
Tema: Tartarugas
Assunto: Classes dos Vertebrados – répteis
Série: 3a do Ensino Fundamental – Currículo por Atividades
Introdução:
Nesta aula você aprenderá um pouco mais sobre os animais vertebrados. Lembre que os animais vertebrados possuem coluna vertebral. Coluna vertebral é um conjunto de ossos que sustenta o corpo de alguns animais. Os vertebrados têm um esqueleto dentro do corpo. O grupo dos vertebrados se divide em cinco subgrupos: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Hoje aprenderemos um pouco mais sobre os répteis. Vamos estudar um dos animais que fazem parte deste subgrupo: a tartaruga.
Tarefa:
Será que todos na turma sabem o que é uma tartaruga? E você, conhece uma tartaruga? Já segurou uma nas mãos? De que se alimenta uma tartaruga? Quantos anos ela vive? Quantas espécies existem? Como é formado o seu corpo? Como é a sua reprodução? Tenho um desafio para a turma: Que tal dar uma verdadeira aula? E o que você acha de explicar para os amigos de sua turma tudo o que sabe sobre os animais?! Bom, para explicar alguma coisa para alguém, é preciso entender tudo bem direitinho, não é?! Leia e descubra como fazer o seu trabalho. Então vamos lá e mãos à obra!
Atividade:
Vamos navegar na internet. Em dupla, você e seu par pesquisarão tudo o que puderem. Os sites que ajudarão o seu trabalho estão na lista abaixo. Depois de pesquisar, vocês devem montar uma ficha com curiosidades sobre o mundo animal – em especial sobre as tartarugas e apresentar o trabalho para a turma. Para isso, abra o aplicativo Writer, digite o nome da dupla, número da turma e digite (ou copie e cole) as informações e figuras que acharem mais interessantes. Sejam criativos! Surpreendam os seus amigos!
Lista de endereços virtuais:
Mais imagens de animais.
Atividades para Auto-avaliação:
Como foi este trabalho? Você gostou? Você sabe o que auto-avaliação? Não?! É uma conversa que nos ajuda saber o que deu certo e o que não deu no nosso trabalho. É muito importante conversar para que os trabalhos sempre melhorem. Vamos fazer uma auto-avaliação? Abra o aplicativo Writer, digite o nome da dupla, número da turma e responda as questões:
O que você mais gostou em tudo que descobriu?
E o que você não gostou?
O que você achou deste trabalho?
Você gostou de navegar na internet?
Você e seu par gostaram de trabalhar juntos?
Houve desentendimento e aborrecimento durante o trabalho?
Foi difícil ou fácil montar a ficha com curiosidades?
Aconteceu alguma coisa que surpreendeu você?
Conclusão:
Parabéns! Tenho certeza que você fez um bom trabalho! Agora, é importante que você não esqueça de tudo o que aprendeu. Você tem mais uma tarefa. Conte para um adulto, pode ser o papai, a mãe, a vovó ou o vovô tudo o que você aprendeu com este trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário