domingo, 27 de julho de 2008

Aline - Atividade 2

Como a história abordada no vídeo “Do Sonho aos Ares” pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Bem, voar e controlar o vôo foram grandes desafios que mobilizaram cientistas, engenheiros, inventores, visionários e aficionados por mais de dois séculos. Foi em 19 de outubro de 1901, quando o dirigível 6 de Alberto Santos Dumont contornou a torre Eiffel, em Paris, que o vôo com controle ficou comprovado. No entanto, foi a invenção do avião, em 1906, que produziu extraordinário impacto no cenário mundial. O avião transformou-se no principal meio de transporte transcontinental, alterando profundamente as relações internacionais e todos os aspectos da vida moderna. Isso foi uma grande conquista.
O trabalho do mineiro Alberto Santos Dumont no campo da aeronáutica é de uma impressionante criatividade. Entre outras muitas contribuições, Santos Dumont culminou sua carreira ao apresentar o primeiro avião, o 14bis, capaz de realizar um vôo completo na presença de uma comissão de especialistas e do público, e ao inventar, pouco depois, o primeiro avião da categoria ultraleve, o diminuto Demoiselle.
A convergência das tecnologias em redes de alta velocidade revolucionou e
revolucionará o trabalho, o estudo e o lazer. Desde as mais remotas até as mais recentes invenções, o homem vem demonstrando que sua inteligência não tem limites e que esta evolução só tem aperfeiçoado nossas vidas. O vídeo evidenciou grandes inventores e suas invenções.
O desenvolvimento da lâmpada incandescente pelo americano Thomas Edison é o marco da captura da energia elétrica. Ela alavancaria o desenvolvimento da indústria e revolucionaria o modo de vida das pessoas.
O pintor e físico francês Louis Daguerre descobre que a imagem pode ser capturada e reproduzida por meio de uma câmera escura. Em sua homenagem, durante os primeiros anos, a máquina fotográfica era conhecida como daguerreótipo. A imagem digital, que dispensa filme e revelação, transformou a fotografia em um hobby de milhões de pessoas em todo o mundo.
O engenheiro alemão Gottlieb Daimler desenvolve o primeiro veículo de quatro rodas movido por motor a gasolina. O veículo é considerado o primeiro automóvel da História. O carro é o principal meio de transporte da atualidade .
Embora vários inventores estivessem trabalhando no projeto do telefone, foi o escocês Alexandre Graham Bell quem realizou a primeira ligação entre dois aparelhos. Hoje cada vez mais o celular facilita a vida do usuário em todos os sentidos.
Embora a invenção do computador pessoal date do fim dos anos 70, ele está prestes a completar 60 anos. O primeiro, o Enniac, pesava 30 toneladas, usava cartões perfurados e tinha, entre outras funções, de fazer cálculos de balística para o Exército americano. O desenvolvimento de microprocessadores permitiu a criação de computadores pessoais de mesa e portáteis, os laptops. Hoje o computador se tornou uma ferramenta indispensável na vida cotidiana, seja profissionalmente, seja como instrumento de pesquisa, comunicação pessoal e entretenimento.
Criado pelo italiano Guglielmo Marconi, o rádio teria sua primeira transmissão realizada na virada do século XIX para o XX, em 1901. Ele enviou ondas de rádio de um balão, na Inglaterra, que foram captadas na Costa Oeste dos Estados Unidos. O rádio hoje trocou o entretenimento dos primeiros tempos pela prestação de serviços. Nisso, é imbatível o satélite.
O Sputnik, russo, foi o primeiro satélite lançado no espaço. Criado para pesquisa espacial, seu uso foi ampliado para estudos meteorológicos a partir dos anos 60. O Telstar, primeiro satélite de comunicações, foi lançado, em 1962, pelos Estados Unidos. Hoje: a idéia de Aldeia Global, para ser real, depende 100% dos satélites.
E a televisão? A primeira transmissão, para a comunidade científica, ocorreu em Londres e foi captada em um aparelho de 30 linhas de definição. Era possível ver apenas o contorno de imagens de pessoas. Na França, a primeira transmissão foi feita em 1935, da Torre Eiffel. Nos Estados Unidos, em 1939. No Brasil, em 1953. Hoje a TV é o principal meio de entretenimento das pessoas. No futuro próximo, cada telespectador montará a própria programação. Em alguns locais do mundo, já está montando!
Criada para fins militares, a comunicação em rede por computador passou a ser usada para pesquisa em universidades nos anos 80 e ganhou uso comercial na metade dos anos 90. No Brasil, o serviço foi implantado em 1995. Em 2000, o país adotou o sistema de banda larga. Há dez anos, a rede não existia. Não dá nem para imaginar como seria a vida sem ela. Cruzes...! Não dá mesmo!
Mas em que essa evolução toda afeta as nossas vidas? A vida real superou a arte. Os supercomputadores não se tornaram mais inteligentes do que o homem nem tomaram as rédeas do poder, como apregoaram autores de ficção científica nos anos 50 e 60. Em vez disso, a evolução tecnológica melhorou as nossas vida como esses escritores não foram capazes de imaginar. A máquina, e as formas de inteligência artificial desenvolvidas para fazê-la funcionar melhor, vem tornando o lar, doce lar, cada vez mais irresistível.
Aí nos perguntamos: como a informática pode modificar as nossas vidas? Assistir a filmes em casa confortavelmente em home theaters sofisticados e aparelhos de televisão wide screen de até 60 polegadas, monitores de plasma e som digital puríssimo faz muitas salas de cinema parecerem um programa menos atraente. A quase simultaneidade entre os lançamentos de filmes no circuito comercial e nas locadoras de DVD torna a tentação de esperar que o cinema vá até nossas casas, e não o contrário, ainda maior. Se isso já é bom, vai ficar ainda melhor dentro de poucos anos. Em vez de nos ajustarmos à programação das emissoras, ela é que se adaptará às nossas preferências, escolheremos nossos programas favoritos e receberemos, em nossos aparelhos, apenas aquilo que efetivamente desejamos ver. A TV por encomenda é apenas uma das facetas da revolução que está em andamento, comandada pela convergência das tecnologias de consumo. Num futuro mais próximo do que se imagina, todos os aparelhos domésticos conversarão entre si. Isso será possível graças às redes sem fio (wi-fi) e à transmissão de dados em alta velocidade. Em alguns anos, as pessoas poderão acender as luzes, fechar as janelas ou checar o sistema de segurança de sua casa mesmo estando do outro lado do mundo. Tão simples como, hoje, é tirar os recados da secretária eletrônica a distância.
O que falar da Internet? Ela é necessária? Hoje tão presente nas nossas vidas a Internet de alta velocidade aumentou a oferta de serviços de entretenimento voltados para o indivíduo. Pela rede, é possível ouvir e baixar músicas de qualquer país e de quase todas as épocas - gratuitamente ou a preços mais atraentes do que os de um CD inteiro. Trabalhar em casa, por escolha ou necessidade, virou realidade para milhões de pessoas em todo o mundo. Os celulares top de linha, o palm, o laptop e as câmeras digitais, fotográficas ou filmadoras transformaram cada pessoa potencialmente em uma estação móvel de trabalho.
A oferta de ensino a distância cresce em todos os níveis do ensino superior, com a abertura de cursos de graduação e de pós-graduação em grandes universidades brasileiras - como a de Brasília (UnB), a federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a de São Paulo (USP). Sem sair do país, já é possível fazer mestrado em universidades americanas e européias.
Hoje, a rede mundial de computadores é o principal veículo de navegação na super estrada da informação. Quem não está plugado nela, não seria exagero dizer, é uma espécie de cidadão não-globalizado. Nunca é demais lembrar que há dez anos a Internet não existia. Quem diria!

Nenhum comentário: